Você sabe o que é uma Economia Verde?

Junho é o mês do meio ambiente.
Você sabe o que é uma Economia Verde?

Nós nos acostumamos a ver muitas notícias sobre a tragédia ambiental que estamos enfrentando. Desmatamento das nossas florestas, aumento da poluição nos centros urbanos e dos oceanos, lagos secando, pegada de carbono, geleiras derretendo, enfim, a lista vai longe.

Diante desse cenário de urgência, em 2008, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criou a Iniciativa Economia Verde ou só Economia Verde, como ficou conhecida.

Mas, afinal, o que é Economia Verde?

De acordo com o site do próprio Pnuma, a Economia Verde surge como uma alternativa ao modelo econômico dominante, que exacerba as desigualdades, incentiva o desperdício, causa escassez de recursos e gera ameaças tanto para o meio ambiente como para a saúde humana.

Em outras palavras,  a economia verde é um modelo econômico-social organizado para permitir que a sociedade viva bem e dentro dos limites do planeta por meio de três pilares: o aumento da eficiência no uso dos recursos, resiliência dos ecossistemas e bem-estar das pessoas.

A Economia Circular, tema que o Movimento RePEnse o Plástico divulga e defende como o caminho para um mundo mais sustentável, é um dos componentes que integram a economia verde, estando essencialmente ligado à eficiência do uso dos recursos e da redução da poluição por resíduos.

Por falar em plásticos

Estudos de Ciclo de Vida de produtos mostram que o plástico tem uma pegada de carbono menor do que a de produtos, que por diversos motivos, são erroneamente apontados como melhores alternativas para o meio ambiente, como o alumínio e o vidro, por exemplo.

Ponto para o plástico.

Agora, imagine se todo o plástico que consumíssemos fosse descartado de maneira correta e reinserido na cadeia de produção, reduzindo a poluição por resíduos e o consumo de matéria-prima virgem.

É por isso que o Movimento RePEnse surgiu para mostrar a verdade sobre o plástico e o caminho para a sociedade conviver com esse material versátil, resistente e revolucionário, prezando pelo meio ambiente sem abrir mão dos incríveis benefícios que o plástico nos oferece.

O mês do meio ambiente

Junho é o período dedicado para a ação ambiental em todo o mundo, com o objetivo de fazer com que todas as esferas da sociedade se voltem para os problemas ambientais. Comemorada oficialmente em 5 de junho desde 1972, a celebração se estende durante todo o mês e incentiva governos, empresas e indivíduos a realizarem iniciativas para a preservação do meio ambiente.