Você sabe o que é consumerismo ético?

Em poucas palavras, ser consumerista é ter consciência de que nossos hábitos de consumo têm um impacto no planeta e, por isso, optar por produtos amigáveis ao meio ambiente e produzidos com responsabilidade social.

Por isso, podemos entender o consumerismo ético como o oposto do consumismo, que ocorre quando não nos questionamos sobre a real necessidade daquilo que consumimos e, pior, não levamos em conta como o que compramos afeta a vida do planeta e das pessoas envolvidas na cadeia produtiva.

Como o consumismo afeta o meio ambiente?

Além do impacto que tem na vida da pessoa, o consumismo também contribui para a sobrecarga do nosso planeta, afinal, tudo o que compramos ou foi produzido com recursos naturais ou demandou energia ou as duas coisas, e fazer isso de maneira desenfreada tem um alto custo para o meio ambiente, sem falar, é claro, do aumento do volume de lixo que esse comportamento gera.

E qual é a origem do consumerismo?

De acordo com o Manual de Educação para o Consumo Sustentável do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), o quando não existe, pois, segundo o manual, consumir de maneira ética é inerente ao ser humano. O termo, porém, que vem do inglês ethical consumerism começou a ganhar relevância a partir de 1989 com o lançamento da revista Ethical Consumer, dedicada a “mostrar a verdade por trás dos produtos e das empresas de que compramos”.

Exemplos de consumerismo ético

Não comprar de empresas que têm problemas com direitos trabalhistas, como trabalho infantil;

Optar por slow-fashion, em vez de fast-fashion;

Compras de segunda mão;

Investir e/ou comprar de empresas com práticas sustentáveis;


Optar por produtos sustentáveis, reciclados ou que podem ser reciclados.



Objetivo do consumerismo

A importância de preservar o meio ambiente tem ficado cada vez mais evidente para a sociedade ao longo dos anos, devido às recorrentes catástrofes climáticas, imagens assustadoras de poluição, as mudanças climáticas, extinção de espécies, entre outros fatores. Então, o consumerismo vem com o objetivo de valorizar e otimizar a utilização dos recursos de que dispomos no planeta, protegendo o meio ambiente e prezando pelo desenvolvimento social sustentável por meio do consumo responsável e ético.