Embalagens plásticas rígidas

Antes de sabermos o sabor de um produto alimentício, de conhecermos os efeitos de um shampoo, creme ou produto de beleza e de saber do que se trata o produto, o que vemos é a sua embalagem.

A embalagem faz parte da experiência de compra e de consumo do produto, expressados pelo design, inovação, pelo material escolhido, entre outros fatores que influenciam muito o processo de escolha do consumidor. Tudo isso conta, ainda que a função primordial das embalagens seja sua capacidade de preservar as características do produto, de oferecer segurança na cadeia logística e de estender a vida útil do seu conteúdo.

E, quando consideramos todos esses atributos, encontramos no plástico o material ideal, pois é barato, versátil, inerte, leve e resistente, além de ser mais sustentável do que vidro, alumínio e o papel, por exemplo.

Quanto à estrutura, as embalagens plásticas podem ser divididas em flexíveis e rígidas. Hoje, vamos abordar os benefícios das embalagens rígidas, como garrafas, frascos e potes, por exemplo.

Embalagens rígidas de plástico e seus principais benefícios

Maior proteção

A espessura da embalagem plástica rígida oferece uma proteção diferenciada para os produtos, garantindo maior segurança no manuseio, armazenamento e transporte, o que contribui para a redução do desperdício, por exemplo, de alimentos.

Material asséptico

Apesar de não se limitar ao setor alimentício, este é o principal mercado beneficiado pelo fato de o plástico ser um material asséptico. Embalagens plásticas rígidas são elaboradas com atóxico, conforme exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Personalização

O plástico permite que fabricantes soltem a criatividade para chegar a uma embalagem que se destaque em relação aos seus concorrentes, bem como chegar a um conceito de embalagem que ofereça bom manuseio, praticidade e ergonomia para o consumidor. Isso porque o plástico é maleável e pode ser moldado das mais diversas maneiras, além de poder ser customizado por meio de técnicas como serigrafia e In Mold Label.

Sustentabilidade

Com a crescente conscientização da sociedade sobre a importância de práticas que não prejudiquem o meio ambiente, as indústrias têm buscado alternativas sustentáveis para sua cadeia produtiva.

Nesse quesito, apesar do que somos levados a crer pelo senso comum, o plástico também se destaca, já que, além de ser amplamente reciclável, do ponto de vista de Análises de Ciclo de Vida, técnica que avalia os aspectos ambientais e os impactos potenciais (positivos e negativos) ao longo de TODA a vida de um produto ou serviço, da extração da matéria-prima à sua destinação final, o plástico tem os melhores índices em relação aos seus principais concorrentes.

Por esses e outros motivos, a evolução do plástico (não apenas das embalagens rígidas) contribuiu, e muito, para o avanço da sociedade em diversas áreas, da alimentação ao transporte, da saúde à tecnologia, entre diversos outros campos.

Também por isso, não podemos nos dar ao luxo de abrir mão de um material tão revolucionário, especialmente quando os problemas atribuídos ao plástico foram, na realidade, causados por nós mesmos, nossos hábitos e nossas escolhas.

O Movimento RePEnse convida você a olhar para o problema por novas lentes e ver que o plástico não é o vilão.

Siga as nossas redes sociais e acesse o site do Movimento para descobrir a verdade sobre o plástico.

Repense com a gente.