Dicas para um verão mais sustentável

Quando finalmente chegam as nossas férias, tudo o que a gente quer é viajar e relaxar em um lugar bonito, tranquilo e limpo, não é mesmo?

Durante o verão, as praias brasileiras e outros destinos turísticos recebem uma infinidade de turistas vindos das grandes cidades e de todo canto do país. Com o aumento do número de pessoas circulando por esses lugares, também aumenta o volume de resíduos, dos quais boa parte, infelizmente, é descartada de maneira inadequada, para a indignação de todos.

O Movimento RePEnse o Plástico sabe que muita gente tem a intenção e disposição de ter férias mais sustentáveis, bem como de lidar da maneira correta com os resíduos que gera, mas nem sempre tem informação.

Pensando nisso, o Movimento preparou algumas dicas para você ter um verão mais sustentável do ponto de vista dos resíduos e da pegada de carbono em geral. Confira:


Evitando desperdícios

As férias foram feitas para a gente relaxar, mas é possível fazer isso sem se esquecer de cuidados básicos com o meio ambiente, e você pode colocar em prática os mesmos hábitos que você tem em casa. Por exemplo:

Tire o carregador da tomada quando o celular já estiver carregado


Desligue o ar-condicionado quando sair


Apague as luzes quando não estiver usando


Nada de banhos muito demorados

Dispense a troca diária da roupa de cama e banho em hotéis, pousadas e afins

Transporte público

Tanto durante suas férias como no dia a dia, usar o transporte público é sempre mais sustentável do que dirigir o seu carro, especialmente se você costuma transitar sozinho. Além disso, locomover-se de ônibus também dá a oportunidade de você relaxar no trajeto, ver a cidade com outros olhos e muito mais.

Outra ideia interessante é optar por uma bicicleta ou patinete, por exemplo, hábito que é mais prazeroso, divertido e saudável.

Consumindo localmente

Além de fomentar a economia da cidade em que você escolheu passar suas férias e conhecer melhor a sua cultura, consumir produtos locais significa ter um impacto menor no meio ambiente. Isso porque, ao comprar um produto artesanal daquela comunidade ou optar por um restaurante local em vez de uma rede de fast-food (que você pode comer qualquer dia na cidade onde você mora), você está consumindo um produto que demandou menos recursos para chegar até ali.

Na hora de se refrescar

Bateu aquela sede? É sempre uma boa ideia ter uma garrafa de água por perto. Mas, se você não tiver uma garrafinha xodó que está sempre com você no trabalho, em casa ou na academia, opte por aquela que tem o menor impacto ambiental, ou seja, a de plástico.

Isso mesmo. Quando a gente coloca todo o gasto energético e de recursos naturais na ponta do lápis, o plástico é mais sustentável, por exemplo, do que o vidro e o alumínio.

“Ah, mas e toda a poluição causada pelo plástico?”

Na verdade, a poluição é causada por nós mesmos, e evitar esse problema é bem simples: basta descartar a garrafinha e demais embalagens plásticas do jeito certo, para que sejam reciclados e reutilizados, completando o ciclo da economia circular.

Ainda sobre os resíduos

Nem todas as cidades brasileiras oferecem o serviço de coleta seletiva, o que não quer dizer que você não deve separar os seus resíduos, pelo contrário: procure saber como realizar o descarte da maneira correta, a prefeitura ou algum órgão da cidade poderá te dar essa informação.

Não conseguiu descobrir? Se possível, separe e leve o lixo reciclável para descartar em sua cidade. Fazendo isso, você não só estará ajudando o meio ambiente, como também vai fomentar a economia da sua cidade.

Se todo mundo fizer a sua parte, teremos um mundo mais sustentável o ano todo, em que poderemos curtir as férias em lugares lindos e limpos.

Gostou das dicas ou quer compartilhar com a gente medidas que você toma para ter férias mais sustentáveis? Comente nas nossas redes sociais.