A importância do plástico para a indústria de alimentos

Se você acompanha o Movimento RePEnse o Plástico há algum tempo, já percebeu que nós defendemos um mundo no qual o plástico e o meio ambiente convivem em harmonia. Isso porque, além do plástico não ser o vilão que dizem que é, os benefícios que ele oferece para o avanço da sociedade são muito valiosos.

Olhe para a indústria de alimentos, por exemplo, uma das principais beneficiárias do uso de plástico e seus atributos e que, hoje, é responsável pelo uso de 40% de todo o material.

O plástico está presente em toda a cadeia produtiva dos alimentos, ou seja, desde o cultivo até chegar às nossas mesas, através de soluções que permitem o acondicionamento, transporte, integridade e conservação do alimento até o momento do consumo.

Com o surgimento e evolução das embalagens plásticas, foi possível:

Mitigar os riscos de contaminação dos alimentos;

Prolongar a vida útil;

Reduzir o desperdício de alimentos (um dos principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa);

Promover maior segurança alimentar;

E muito mais.


Como?

Combinando versatilidade, leveza, flexibilidade, resistência, estabilidade, permeabilidade e fácil esterilização.

Por poder ser processado de diversas maneiras, o plástico se adequa a diversas especificidades de diferentes aplicações na indústria de alimentos, vide a grande variedade de embalagens disponíveis: garrafas, filmes, caixas, bandejas, copos, potes, entre tantos outros.




Preservação do alimento e suas características
O plástico não só prolonga a vida do alimento no que diz respeito à segurança de consumi-lo, mas faz isso sem afetar o sabor e valor nutricional do produto, reduzindo o desperdício de comida e, ao mesmo tempo, o uso de conservantes químicos.

Outro fator importante é que, além de evitar a contaminação durante o processo de fabricação e transporte, embalagens plásticas transparentes permitem que o consumidor visualize o produto sem tocá-lo, reduzindo também o risco de danificá-lo.

Tecnologia e inovação

A indústria do plástico está sempre em busca de inovações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. O processo de embalagem a vácuo é uma dessas inovações.

Mudanças no estilo de vida

A sociedade moderna está sempre em movimento, com cada vez menos tempo de parar e fazer uma refeição completa. Em um cenário corrido como esse, contar com opções de alimentos práticos faz toda a diferença. E as embalagens precisam ser práticas, convenientes e seguras para resistir a um dia na bolsa ou no bolso, conservar as características do alimento e, ainda, oferecer um design que garanta uma boa experiência de consumo. Uma combinação de fatores que o plástico proporciona com maestria.

Os benefícios do plástico para a indústria de alimentos e consumidores não param por aí. Por ser mais leve, o plástico barateia o transporte de alimentos, o que acaba por diminuir os preços nas prateleiras; ainda, sua elevada resistência reduz o desperdício de alimentos também no transporte ao evitar quebras e vazamentos, por exemplo.

O plástico revolucionou a indústria alimentícia, assim como fez com muitas outras, como na saúde, construção civil e automobilística, para citar algumas. Seu valor para a sustentação de uma sociedade moderna e sustentável é imensurável, por isso, precisamos aprender a gerir o plástico de uma maneira positiva para o meio ambiente, porque isso é, sim, possível, através do fortalecimento da economia circular.

Navegue pelo nosso site, acesse nossos e-books e acompanhe as nossas redes sociais para descobrir por que o plástico não é o vilão e como podemos conviver com esse material revolucionário sem prejudicar o meio ambiente.

Repense o plástico você também!