5 hábitos que você precisa adotar hoje para proteger o nosso planeta

Não é de hoje que temos a certeza de que o planeta precisa da nossa ajuda para se recuperar. São décadas de estudos reveladores, notícias impactantes e imagens assustadoras que nos trazem previsões nada animadoras.

Mas calma! Nem tudo está perdido, ainda dá tempo de reverter essa situação, mas temos que começar a agir AGORA.

Com algumas medidas simples e a adoção de novos hábitos sustentáveis, você contribui bastante com essa causa essencial para o nosso futuro.

Nós escolhemos 5 hábitos que você pode inserir na sua rotina e que farão toda a diferença para salvar a vida do planeta. Anote aí:

1. Vá de bike ou de transporte público e use o carro somente quando necessário

Uma das principais fontes de poluição é a queima de combustíveis de automóveis com motores à combustão.

Para minimizar esses impactos, então, é bastante simples: caminhar, ir de bicicleta, usar o transporte público, que proporcionalmente leva mais gente consumindo menos combustível, e usar o carro somente quando necessário.

2. Economize água

No 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, a ONU apontou, em relatório alarmante, que até 2050, mais da metade da população mundial ficará sem água por pelo menos um mês.

É claro que isso só vai acontecer se não mudarmos os nossos hábitos de consumo de água.

Uma torneira pingando gasta cerca de 1380 litros de água por mês. Agora, imagine quanta água é desperdiçada quando a mesma torneira está aberta sem motivo algum, por exemplo, quando escovamos os dentes ou estamos esfregando as louças. Banhos desnecessariamente longos também são um grande problema.

Então, na cozinha, no banheiro, no jardim, ou onde quer que seja, procure maneiras de utilizar a água de maneira consciente. Por exemplo:

Reutilize a água do cozimento de alimentos para regar as plantas.

Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes.

Use um regador ao invés da mangueira.

Opte pela vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada ou o quintal.

3. Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia

Para que você tenha uma ideia, 1 litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Essa contaminação dificulta, e muito, o tratamento da água, e pode tornar o processo até 45% mais caro.

Ao invés de descartá-lo dessa forma, que tal destinar o óleo usado a empresas que produzem sabões orgânicos?

4. Substitua suas lâmpadas por LED


Em relação às tradicionais lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes compactas já são uma boa alternativa: elas geram a mesma quantidade de luz, mas gastam, em média, 80% menos energia e duram 10 vezes mais.

O LED, por sua vez, gasta ainda menos energia e pode durar até 30 vezes mais.

Outra vantagem que faz toda a diferença é que a luz emitida pelo LED atrai menos insetos.

Ou seja, além de ser boa para o meio ambiente e para o seu bolso, também ajuda a diminuir a presença de insetos na sua casa.

5. Separe e descarte corretamente os resíduos

Infelizmente, parte dos resíduos que acabam em aterros e até na natureza são recicláveis. Um grande desperdício de recursos que poderiam ser reutilizados na cadeia produtiva e dispensar o uso de novos recursos naturais, além, é claro, de mitigar a poluição em nossas cidades, rios e oceanos.

A solução para esse problema também é um tanto óbvia: separação dos resíduos e descarte adequado. 

A situação que nós, a humanidade, temos que enfrentar é grave, mas foi causado por nós mesmos. Pode ser difícil aceitar, mas essa é a realidade, e não adianta culpar um material específico por todos os esses problemas, especialmente uma solução essencial para a sustentação da sociedade moderna como o plástico. O plástico não é o vilão e é impossível sequer imaginar viver sem ele, afinal, está presente nas mais diversas áreas das nossas vidas: dos carros e aviões aos celulares, das embalagens que preservam e prolongam a vida útil dos nossos alimentos a equipamentos médicos, e muito, muito mais.
As dicas acima são uma ótima maneira de cuidar do planeta, mas não são as únicas. Buscar informações confiáveis, desconfiando das respostas fáceis, e compartilhar a verdade também poderia estar na lista, entre tantas outras.

Quer descobrir outras maneiras de proteger o meio ambiente? Acesse o site e siga as redes sociais do Movimento RePEnse.